Bom, se for na acepção de "assegurar", então todos os políticos do mundo se declarariam capazes e todo o povo desconfiaria da resposta.
Mas "dizer" pode querer significar a expressão de algo por palavras faladas ou mesmo por sinais, o que nos permite visualizar um índio a "dizer-nos" algo por sinais de fumo, ou um fenómeno geológico a "dizer-nos" que vem aí um terramoto, ou as gaivotas em terra, estão a dizer-nos que vem aí chuva.
Dizer é fazer chegar um sinal, uma informação de um transmitente, ainda que involuntário - sim, porque tanto a natureza como nós, estamos sempre a dizer coisas, mesmo não estando "a fazer nada" - para outra entidade, que recebe essa informação, ou que a capta. e que depois a interpreta de forma mais simplista ou dela retira um tema para romance :D
Dizer pode ainda querer significar "aconselhar", e bem me parece que muito boa gente precisa que lhes dêm uns conselhos sobre o significado da pobreza. Embora, melhor do que aconselhado, é estar ao pé de quem o é e a sente, porque, mesmo sem falar, dizem-nos muito à alma.